quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Kinect, Playstation Move e Motion Plus

Estamos numa era em que a tecnologia evolui cada vez mais e mais. E pensar que antigamente o MSX(1983), Nintendo Entertainment System(1983) eram o que melhor tinha em questão de entretenimento.
Já hoje na era digital, o Joystick ou Controle está prestes a desaparecer. A última safra de videogames coloca o jogador para se mexer. O INFOlab testou os acessórios da Microsoft, da Sony e da Nintendo que permitem jogar com movimentos do corpo.


1- O Kinect imita o corpo.
A maior novidade do ano na área dos games, o Kinect, da Microsoft, dispensa o manuseio de qualquer tipo de controle para jogar no Xbox 360. O jogador comanda a ação com voz e movimentos do corpo. O resultado impressiona. Montado sobre uma base motorizada, o Kinect tem câmera de vídeo, sensores de profundidade e quatro microfones. Num jogo de futebol, por exemplo, o chute no ar dado pelo jogador é reproduzido na tela como um chute na bola. Quanto mais rápido é o movimento, mais fortemente a bola é impulsionada. O Kinect reconhece várias pessoas na sala, mas só duas podem jogar ao mesmo tempo. O INFOlab observou que a presença de um segundo jogador aumenta o tempo de resposta. Para jogar, é preciso ficar a pelo menos 1,8 metro do sensor. Respeitada essa condição, a brincadeira é muito divertida. Em novembro, apenas 17 títulos compatíveis com o Kinect estavam à venda. São jogos simples, que apenas começam a explorar o potencial do aparelho. R$ 587 reais. Avaliação técnica: 8,7
Custo/benefício: 7,9


2- Playstation Move é preciso.
O Playstation Move Motion Controller e a Playstation Eye Camera, da Sony, são os responsáveis por capturar os movimentos do jogador no Playstation 3. No INFOlab, os dois acessórios trabalham bem com até 3,5 metors de distância entre eles. A câmera rastreia a esfera iluminada na ponta do controle para identificar os movimentos. O conjunto mostrou-se preciso no reconhecimento das jogadas. Um dos jogos que usam esse recurso, o PS3 Sport Champion, reproduz saltos e até mesmo a direção da mão nos ataques do vôlei de praia. Os gráficos são bastante elaborados, abusando do 3D e de texturas complexas, o que torna a brincadeira ainda mais divertida. Antes de jogar, é preciso fazer a calibração do controle. Um processo um tanto demorado. Em alguns jogos, o Move é usado com o controle auxiliar Move Navigation, vendido separadamente por 150 reais. Ele tem botões direcionais e um joystick. Em novembro, havia 23 títulos compátiveis com o Move. R$ 598 reais
Avaliação Técnica: 8,0
Custo/Benefício: 7,5


3- Motion Plus melhora o Wii
A Nintendo foi a primeira empresa a apresentar um console para jogos capaz de reproduzir movimentos corporais do jogador, em 2006. Mas, antes da chegada do Motion Plus, o Wii pecava na precisão com que reproduzia os movimentos. Esse acessório, disponível desde 2009, adiciona um acelerômetro e um giroscópio de dois eixos ao controle do Wii. Um exemplo de jogo que aproveita esse recurso é o Wii Sports Resort. Ele simula partidas de tênis em que não basta agitar o controle como no Wii Sports original. É necessário manter uma inclinação precisa para não errar as raquetadas. Outros 27 títulos fazem uso desse upgrade no controle. Ainda há mais 200 jogos disponíveis para o Wii - mas sem o suporte ao Motion Plus. A conclusão do INFOlab é que o Wii ficou ainda mais divertido com o Motion Plus. Mas os gráficos continuam limitados pela baixa resolução e a reprodução dos movimentos ainda não é 100% precisa. R$ 255 reais.
Avaliação Técnica: 7,4
Custo/Benefício: 7,4

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