Crítica - Mortal Kombat
Durante anos, os fãs de Mortal Kombat tiveram que se contentar com seqüências que não agradavam, e ficavam distantes dos primeiros jogos da série, que foram os verdadeiros sucessos, além de revolucionarem o gênero de luta.
De volta ao passado
A NetherRealm realizou um trabalho de recuperação dos principais elementos de sucessos do jogo e conseguiu desenvolver o melhor jogo de luta de todos os tempos.
Primeiro, colocou de volta os combates em 2D, algo que foi pedido em Mortal Kombat 4, quando a série realizou uma movimentação tridimensional durante os combates e que causou uma série de críticas dos fãs do jogo.
Depois de assistir a um de seus rivais, Street Fighter, inovar consideravelmente e ser aclamado pela atitude, era a hora de Mortal Kombat ressuscitar sua tradicional jogabilidade e procurar trazer aos videogames atuais, tudo aquilo que não era possível na época, devido a limitação de hardware, como um extenso número de cenários repletos de elementos curiosos e um leque de modos do jogo que faz com que o jogo more dentro do seu videogame.
Mortal Kombat soube aproveitar muito bem o que a tecnologia oferece, a começar pela movimentação, jogo agora roda a 60 frames por segundo, o que deixa os movimentos mais velozes e eficientes. O sistema de combo também continua sendo executado da mesma forma em que as versões antigas, necessitando em alguns personagens apenas uma combinação entre 2 ou 3 botões para causar um bom dano em seus adversários.
As novidades vieram também de forma brilhante no jogo. A começar pelos golpes X-Rays, que consistem em apresentar de uma forma mais detalhada a violência que esses golpes causam ao lutador adversário, com o raio-x de ossos se partindo.
A opção multiplayer também agrada bastante, pois é possível desafiar em dupla seus amigos, graças ao suporte de Mortal Kombat para até 4 jogadores. Enquanto dois jogadores se enfrentam, outros dois aguardam a hora de lutar, podendo ser chamado a qualquer momento por seus aliados.
Mais tempo como novidade
Conforme foi anunciado ao longo deste ano, Mortal Kombat, diferentemente de suas versões antigas, possui inúmeros modos de jogo que aumentam o tempo de vida do jogo, podendo assim, continuar fazendo sucesso durante anos.
Além do tradicional modo de jogo, onde você tem que vencer vários adversário até encarar o chefe, Mortal Kombat apresenta um modo história cheio de animações e com um enredo bem elaborado.
O modo de jogo que mais chama a atenção no novo Mortal Kombat é o divertido modo de jogo Torre dos Desafios, onde é necessário completar centenas de desafios que variam bastante. Ainda nesse modo de jogo, é possível desbloquear minigames, entre eles estão Teste Sua Força, que consiste em quebrar uma pilha de madeira, e o Teste Sua Sorte, em que uma roleta é acionada e ela define o que acontece com o combate, podendo ter a tela invertida, lutadores sem braço, sem cabeça e até com um lutador com menos energia que o outro.
O modo online também é ótimo, ele conta com praticamente todos os modos do multiplayer, mas com o modo King Of The Hill. Nele você assiste a performance de outros lutadores e avalia o combate.
Personagens conhecidos
Com exceção de Kratos para a versão de Playstation 3, Mortal Kombat não tem nenhum personagem novo. Mas, todos os personagens contam com inúmeras novidades, começando pelos gráficos que deram novas aparências a personagens como Reptile, o ninja agora tem mais características de um mutante. Cyrax e Sektor continuam sendo diferenciados apenas pela cor, mas estes e outros personagens contam com trajes alternativos, que podem mudar totalmente o lutador.
Cyrax, por exemplo, na sua roupa alternativa, ele vira um ninja negro, muito parecido com Jax.
As roupas alternativas são itens secretos que podem serem desbloqueados ao longo do jogo.
Gráficos espetaculares
Uma das coisas que mais chama a atenção em Mortal Kombat é o aspecto visual do jogo, que conseguiu mesclar muito bem elementos dos primeiros jogos da série, com o nível de detalhamento oferecido pelos consoles da nova geração.
Os cenários são um show a parte, pois além de sobrar detalhes, alguns possum até uma certa interação com as lutas. É quase impossível não perder alguns segundos da sua concentração, admirando os cenários.
Alguns cenários tradicionais também estão presente, é o caso da Câmara de Goro e o Ringue dos Monges.
O que chama a atenção nos personagens, além da aparência, são as conseqüências das lutas, durante o combate, surgem ferimentos e hematomas. Os fatalities estão muito mais elaborados e detalhados.
Ótimos efeitos sonoros
Embora seja um quesito pouco falado, em Mortal Kombat os efeitos sonoros merecem destaque. É difícil achar um jogo que chama a atenção pelo barulho e pelos efeitos sonoros.
O som do impactos dos golpes entre os lutadores é o mesmo que ouvimos em filme de ação, mas em personagens como Cyrax, que é um robô, o som muda, transformando-se em forma de uma lataria sem amassada. Alguns cenários possuem áudio externo, que podem ser, gritos agonizantes da uma pessoa sendo torturada ou gritos da platéia agitada na arena de Shao Kahn.
Leia mais...