Saiba como funcionam as urnas eletrônicas
Hoje está sendo realizada as eleições municipais em todo Brasil. E nosso sistema de votação é considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, graças à tecnologia usadas nas urnas eletrônicas brasileiras.
O voto através da urna eletrônica foi implantado no Brasil em 1996, trazendo aos eleitores uma forma simples de votar, além de possibilitar rapidez na apuração dos votos e maior segurança contra fraudes.
A urna eletrônica conta também com um componente muito importante, o microterminal, que é utilizado pelos mesários.
O microterminal controla os dados do eleitor, ao entregar seus documentos ao mesário, ele digita o número do título eleitoral no microterminal, assim é liberada a urna eletrônica para votação. O microterminal indica também se o eleitor já terminou de votar.
No terminal do eleitor encontra-se a tela de cristal líquido, onde são visualizadas as instruções para o eleitor. Também encontramos as teclas numéricas de 0 a 9, além das teclas "branco", "corrige" e "confirma". Desde 2008, o programa de votação é desenvolvido em Linux.
Os votos são armazenados em um dispositivo parecido com um pendrive chamado “memória de resultado”.
Todas as informações são criptografadas, o que dificulta a ação de hackers, também é impossível saber em que candidato determinado eleitor votou, pois essas informações são excluídas. Jamais alguém conseguiu adulterar o resultado de uma eleição.
Leia mais...