sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sonda fotografa dupla de vulcões em Marte

A agência espacial européia divulgou imagens dos vulcões Ceraunius Tholus e Uranius Tholus de Marte, as imagens foram feitas pela Sonda Mars Express.
O maior deles é o Ceraunius Tholus, tem 130 quilêmetros de extensão na base e 5.000 metros de altura. A cratera no topo tem 25 quilômetros de diâmetro. O outro vulcão, tem 62 quilômetros de comprimento e 4.500 metros da base ao topo.
Os vulcões ficam na região Norte de Marte. As imagens foram feitas durante três voltas da sonda ao redor de Marte, entre 25 de novembro de 2004 e 22 de junho de 2006, a cada volta a sonda coletava dados diferentes que foram reunidos pela ESA.
O maior vulcão de Marte é o Monte Olimpo, com 25 mil metros de altura e 624 quilômetros de extensão. Essa formação rochosa em Marte é também a maior montanha do Sistema Solar e é quase três vezes maior que o Everest.


Leia mais...

Spider-Man: Edge of Time

A Activision e a Marvel, junto com a Beenox, anunciaram seu mais novo jogo, trata-se de Spider-Man: Edge of Time.

Assim como no Spider-Man: Shattered Dimensions, você controlará mais de um Homem-Aranha, mas ao invés de jogar com quatro, como no jogo anterior, em Edge Of Time, serão apenas dois, o Homem-Aranha comum e o Homem-Aranha 2099, tendo como tema principal, a sua luta para corrigir o tempo e prevenir um futuro catastrófico que resultará na morte de Peter Parker.

O roteiro do jogo foi escrito por Peter David, um dos roteiristas dos quadrinhos do Homem-Aranha e a jogabilidade promete o que está sendo chamado de "causa e efeito", as ações de um Homem-Aranha irá interferir diretamente na linha do tempo do outro.

Spider-Man: Edge of Time será lançado para o Xbox 360 e PlayStation 3 no terceiro trimestre deste ano.

Leia mais...

Arco de pedra natural é achado no Afeganistão


Pesquisadores da Sociedade Conservadora da Vida Selvagem, descobriram um arco natural de pedra gigante no Afeganistão. A rocha tem 64 metros de extensão e fica em uma área com 3 mil metros de altitude no centro do país.
Os arco foi encontrado no final do ano passado, e só foi medido em fevereiro deste ano. A formação rochosa assumiu a posição de 12ª maior construção natural deste tipo no mundo. A maior do planeta fica na China, e mede 122 metros de comprimento na base. O arco do Afeganistão tem camadas de rochas do período Jurássico, entre 200 milhões e 145 milhões de anos atrás e também da época Eoceno, entre 55 milhões e 34 milhões de anos atrás.

Leia mais...

Dados de satélite traça mapa preciso da gravidade terrestre


A agência espacial européia mostrou essa semana um modelo para entender o funcionamento da gravidade na Terra. (assista o vídeo acima)

Em uma animação divulgada no site da agência espacial europeia, áreas coloridas mostram a diferença da atuação da gravidade em diversas partes do globo.
Os dados foram coletados pelo satélite GOCE, os resultados da pesquisa foram mostrados em um workshop na Escola Politécnica de Munique.

Lançado em março de 2009, o satélite possui um instrumento chamado gradiômetro para medir sensíveis alterações no campo gravitacional da Terra. Os dados sobre o planeta são renovados a cada dois meses. Os responsáveis pelo GOCE acreditam que a repetição traz melhorias para o modelo criado para compreender a gravidade na Terra.

Um possível uso dos dados sobre gravidade fornecidos pelo GOCE é no estudo das causas de terremotos e definir estratégias de prevenção da população a catástrofes naturais.

Por ser um fenômeno natural causado pelo movimento de placas no fundo do oceano, os efeitos de um terremoto não podem ser observados no espaço, mas a influência nos dados sobre a gravidade na Terra pode ser transmitida aos sensores do GOCE.

                                                               GOCE

Leia mais...

10 mitos sobre energia nuclear


Depois do acidente com a usina nuclear do Japão, após o terremoto, muitas perguntas começaram a surgir sobre energia nuclear.
Aqui estão as principais.



1- O maior perigo do material radioativo à saúde é que ele demora a sair do corpo?
A meia-vida (tempo para que a atividade da substância caia pela metade) é um dos fatores de risco, mas não o principal. O maior perigo são as radiações, que causam danos às células. Nem todas as substâncias produzem o mesmo dano, algumas são mais tóxicas.

2- A exposição à radioatividade causa morte instantânea?
Não, a radiação interage nas células e, até gerar danos no corpo, leva um tempo. Isto dependerá principalmente da substância que emitiu a radiação e do tempo de exposição. Conforme a dose, os danos podem ser desde queimaduras a aumento na probabilidade de câncer.

3- Uma pessoa contaminada por radiação pode contaminar outra?
Sim, o material radioativo presente no corpo humano pode ser transferido para outra pessoa por contato direto com a pele ou por contato com excreções e secreções, suor, saliva, urina e fezes.

4- As usinas nucleares jogam lixo radioativo na natureza?
Não, os rejeitos radioativos são armazenados em tambores especiais, colocados em depositórios projetados da usina e classificados por nível de radioatividade. Agências governamentais monitoram o armazenamento desses materiais.

5- Uma usina nuclear é semelhante a uma fábrica de bombas nucleares?
Não, o urânio-235 e plutônio-239 são usados tanto para gerar energia elétrica em usinas como para fabricar armas nucleares. Na usina, são usados em concentrações baixas, entre 2% e 4%. Já para fabricar uma bomba, a concentração precisa ser maior que 93%.

6- Uma usina nuclear pode explodir como uma bomba nuclear?
Não, a reação nuclear numa usina é feita de maneira controlada. Já numa bomba, a reação é descontrolada. Portanto, mesmo no pior acidente possível, uma usina nuclear jamais explodirá igual a uma arma nuclear.

7- A energia nuclear é mais barata que outras fontes de energia usadas em larga escala?
Depende, a  viabilidade e o custo de uma fonte de energia dependem das condições geográficas e dos recursos de cada país. É caro construir e manter uma usina nuclear. Segundo especialistas, o custo do kWh é mais baixo que o de termelétricas e maior que o de hidrelétricas.

8- Qualquer nível de radiação faz mal à saúde?
Não, o organismo humano recebe radiação durante todo o tempo, pelo Sol, por exemplo, e está preparado para lidar com isso em determinadas quantidades. A radiação pode trazer benefícios como na medicina nuclear, ajudando a identificar e tratar doenças.

9- Ingerir iodo neutraliza os efeitos da radioatividade?
Depende, as contaminações por radioatividade podem ocorrer por diversos elementos, como urânio, plutônio e césio. O iodo só combate os efeitos da radioatividade quando a contaminação se dá por iodo radioativo.

10- Num acidente com liberação de material radioativo, fechar a casa ajuda?
Sim, fechar portas e janelas dificulta a entrada de ar contaminado, que contém micropartículas radioativas. Assim como numa estrada cheia de poeira é recomendável fechar as janelas do carro, uma casa fechada irá barrar, ainda que não totalmente, a entrada de partículas.

Leia mais...

  ©VicioMais+ - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo