sábado, 13 de agosto de 2011

Tatuagem eletrônica

Uma equipe de engenheiros e cientistas desenvolveu uma tatuagem eletrônica que pode fazer uma revolução no modo como os pacientes são monitorados. O sensor é capaz de reunir informações sobre o coração, ondas cerebrais e atividade muscular. A grossura da tatuagem eletrônica é de 50 micrôns, metade da grossura de um fio de cabelo

O sensor gruda na pele humana da mesma for que uma tatuagem temporária. Pode ser movido, dobado e esticado sem se quebrar. O aparelho precisa de pouca energia para funcionar e pode armazenar energia em minúsculos painéis solares.

Os cientistas esperam que o sensor substitua equipamentos de grande porte usados nos hospitais e os cabos externos que também são usados nos pacientes.

No futuro, os pesquisadores esperam conseguir incorporar fluidos ao sensor, para criar curativos e peles com maior capacidade de regeneração, como tratamento para queimaduras e doenças.

Como funciona o sensor?

Com a tatuagem, todas as partes eletrônicas são feitas de componentes ondulados, semelhantes a uma cobra, o que faz com que o equipamento possa ser esticado e apertado.
Também existem minúsculas células solares que podem gerar ou captar energia a partir de radiação eletromagnética.

O sensor é montado em uma lâmina de plástico solúvel em água, e pode ser grudado à pele ao ser esfregado com água, exatamente como uma tatuagem temporária.

Ele gruda devido a fracas forças de atração entre a pele e uma camada de poliéster na base do sensor, que é a mesma força que mantém as lagartixas grudadas nas paredes.

No estudo, a tatuagem foi usada para medir a atividade elétrica na perna, no coração e no cérebro. O cientista diz que as "medições coincidem bastante" com aquelas tomadas por técnicas tradicionais.



Leia mais...

PC comemora 30 anos

Há 30 anos, a empresa americana IBM lançou o primeiro computador pessoal. Foi em 12 de agosto de 1981. O PC custava US$ 1.565. 20 anos antes, um computador IBM custava cerca de US$ 9 milhões e precisava de 1 km² de espaço, ar-condicionado e uma equipe de 60 pessoas para fazê-lo funcionar.

A versão do primeiro computador pessoas, tinha uma versão básica para a época, com 16 kilobytes de memória RAM e um cabo para conectá-lo ao monitor que era vendido separadamente. Apesar de ser o criador da era do PC, a IBM abandonou sua fabricação em 2005, quando decidiu vender esse setor de negócios à chinesa Lenovo e se focar somente em serviços.

Em 1982, a Compaq também apresentou um computador pessoal, foram vendidos 53 mil unidades em um ano, o Compaq pesava 13 quilos.

Hoje em dia, os famosos "Notebooks", não chegam a pesar metade do que há 30 anos. Facilitando a locomoção, e facilitando também a vida do proprietário que pode levar seu portátil para onde quiser.

Segundo especialistas, o PC está morrendo por causa da popularização de dispositivos móveis como smartphones e tablets. No entanto, o PC continua sendo uma parte importante de todos os dados digitais, além de ser um importante meio de entretenimento.


Leia mais...

Descubra como evitar a falta de água no Planeta

Sem água não existe vida. Todos os organismo contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos na vida. É so lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.

A ONU (Organização das Nações Unidas) calcula que existam 1,1 bilhão de pessoas sem acesso a água tratada. À primeira vista, o problema é a escassez do líquido - afinal, apenas 2,5% da água do planeta é doce. Como a maior parte dessa reserva está no gelo dos pólos e das montanhas, sobra menos de 0,1% nos rios, lagos e lençóis subterrâneos para a gente usar. A luta pela água é tanta que, nos últimos 50 anos, mais de 500 conflitos tiveram a água como motivo principal. .Mesmo assim, a questão fundamental não é a quantidade de água: por enquanto, consumimos apenas 12% do líquido disponível. O problema é o mau uso desse recurso. Isso, sim, pode agravar ainda mais a crise de abastecimento.

Para diminuir a perda, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. Da parte dos seres humanos, o certo é mudar hábitos para economizar. Portanto, evite tomar banhos longos - pelas contas dos especialistas, 37% da água usada para o consumo humano vai para o ralo nas chuveiradas intermináveis. Nada de fazer a barba com a torneira aberta - em apenas cinco minutos, o desperdício chega a 80 litros! De resto, é fazer a lição que todo mundo já conhece, fechando bem as torneiras, regulando as descargas e evitando esbanjar água lavando a rua.


Leia mais...

Astrônomos descobrem planeta mais escuro já encontrado

Astrônomos norte-americanos afirmam ter descoberto o planeta mais escuro já encontrado. O TrES-2b é um planeta gasoso que gira em torno da estrela GSC 03549-02811, o está a cerca de 4,8 milhões de km de distância da estrela e essa proximidade lhe garante uma atmosfera de cerca de 980 ºC. A temperatura influencia a formação da atmosfera. Em vez de nuvens de amônia, ela contém elementos que absorvem luz, como sódio e potássio vaporizados e óxido de titânio.

TrES-2b reflete menos de 1% da luz que recebe. Isso faz dele mais escuro que qualquer planeta ou lua do Sistema Solar, ele é mais preto que carvão.

A intensidade da escuridão intriga os cientistas. "Não está claro o que é responsável por deixar esse planeta tão extraordinariamente escuro", reconheceu David Spiegel, da Universidade de Princeton. "Contudo, não é completamente preto. Ele é tão quente que emite um brilho vermelho bem fraco, como uma brasa perto de se apagar ou as bobinas de um fogão elétrico”, acrescentou.

O Planeta está a 750 anos-luz da Terra. Seu tamanho é semelhante ao de Júpiter.


Leia mais...

  ©VicioMais+ - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo