sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

iPad vs Galaxy Tab

Os tablets da Apple e da Samsung a batalha entre dois fortíssimos concorrentes.

Tela iPad: As imagens no iPad impressionam, graças à espaçosa tela de 9,7 polegadas e a resolução de 1024 por 768 pixels. Mas, como todo gadget touchscreen, é inevitável que o iPad fique engordurado.
Tela Galaxy Tab: As 7 polegadas da tela, com resolução de 1024 por 600 pixels, trazem uma boa experiência, com cores vibrantes. O sensor de luminosidade ajusta o brilho automaticamente. Mais compacto, o tablet, se ajusta melhor à mão.

Desempenho iPad: Nas atividades rotineiras, o iPad tem um bom desempenho, sem engasgos, com processador A4 de 1GHz e 256MB de RAM. A memória interna do modelo testado, para gravar os programas e arquivos, é de 64GB, e não há como expandi-lá. Para a maioria dos usuários, isso é mais do que suficiente.
Desempenho Galaxy Tab: O Galaxy foi mais rápido que o iPad para carregar aplicativos. Tem processador ARM Cortex A8 de 1GHz e mais memória RAM(512MB) que o iPad. Porém, é menos preparado para jogos. Tem 16GB de memória, mas há entrada para cartão para expandi-lá.

Aplicativos iPad: Programas para iPad podem ser comprados na App Store, que oferece 25.000 aplicativos para o tablet. A lista se multiplica se considerarmos os programas dimensionados para a tela do iPhone - mas eles não trazem uma boa experiência em tela cheia no iPad.
Aplicativos Galaxy Tab: A loja Android Market oferece mais de 100.000 aplicativos. Porém, nem sempre os programas estão dimensionados para a tela do tablet, e, por isso, às vezes sobra uma tarja preta nos contornos. Outra opção é a loja de aplicativos da Samsung, com poucas opções.

Livros iPad: A experiência de leitura de textos é boa no iPad, apesar dos reflexos da tela e do peso do equipamento. O aplicativo iBook dá acesso a centenas de títulos e tem recursos como busca de palavras no dicionário e na Wikipédia.
Livros Galaxy Tab: Vem com os leitores eBook e Readers Hub, que têm acesso a livros pelo serviço Kobo(http://kobobooks.com). Um aplicativo da Livraria Cultura vem instalado, e, a partir de janeiro, permitirá comprar livros. Como no iPad, é possivel ajustar o tamanho da letra.

Multimídia iPad: O iPad dá acesso ao rico acervo do iTunes, com bilhões de músicas e vídeos. Mas ao navegar na internet , ele não suporta conteúdo na tecnologia Flash. O tablet da Apple perde pontos pela ausência da câmera.
Multimídia Galaxy Tab: Tem duas câmeras a frontal, de 1,3 megapixel, serve para videochamadas. A câmera traseira tem 3 megapixels, flash de LED e grava vídeos em 720 por 480 pixels. O tablet sintoniza e grava TV digital brasileira.

Telefone iPad: Não faz ligações telefônicas.
Telefone Galaxy Tab: Dá pra fazer ligações e falar por viva-voz ou Bluetooth.

Digitação iPad: O teclado virtual é confortável para textos mais curtos, como e-mails. No modo paisagem, permite digitação com as das mãos.
Digitação Galaxy Tab: Para utilizar o teclado virtual é melhor usar apenas uma das mãos. O recurso Swype permite escrever deslizando o dedo de uma tecla para outra, sem tira-lo o da tela.

Bateria iPad: A bateria do iPad aguentou firme, 9h48min(com Wi-Fi e Bluetooth ligados) em atividades pesadas.
Bateria Galaxy Tab: O tablet da Samsung aguentou 5h28min(com WiFi e Bluetooth ligados) em reprodução de vídeo. É metade do tempo suportado pelo iPad.

iPad, da APPLE
Conectividade: Bluetooth, Wi-Fi, 3G e GPS
Sistema operacional: iOS da APPLE, a mesma base do iPhone.
Peso: 680g
Dimensões: 18.9 x 24.2 x 1,3cm
Preço: 2.604(preço médio das importadoras)
Avaliação Técnica: 9,1
Custo/Benefício: 6,9

Galaxy Tab, da SAMSUNG
Conectividade: Bluetooth, WI-FI, 3G e GPS. Compartilha 3G através do WI-FI
Sistema operacional: Versão atualizada do Android, a 2.2(Froyo)
Peso: 386g
Dimensões: 18.8 x 12 x 1,2cm
Preço: 2.286(preço médio do produto desbloqueado nas operadoras)
Avaliação Técnica: 8,7
Custo/Benefício: 6,5

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Tablets: Sony ficará contente se ficar atrás da Apple

É um objetivo a concretizar até 2012, pelo que 2011 é um ano decisivo para a Sony. A marca quer alcançar o segundo lugar a nível mundial no mercado dos tablets.

Comedida nas resoluções para este ano, a Sony dá-se por contente se ficar atrás da Apple como a segunda maior fabricante destes dispositivos à escala global.

Mas há ainda outros trunfos na manga. Segundo um alto dirigente da empresa, um dois em um telefone/PlayStation é uma das oportunidades de negócio que aí vêm.

Na corrida ao segundo lugar nesta que é a era dos tablets estão já o Galaxy Tab, da Samsung, que foi apelidado de potencial assassino do iPad e a RIM que tem recebido boas críticas ao seu PlayBook.

"Muitos fabricantes de electrónica já vêm revelando tablets desde o ano passado, e seria extremamente difícil fabricar produtos diferentes dos outros e roubar quota de mercado ao favorito, a Apple", disse um analista, citado pela Reuters.

"Para atrair os consumidores, a Sony teria apresentar características totalmente inesperadas".

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