sábado, 20 de agosto de 2011

Lua pode ser mais nova do que se imaginava

Um estudo recente sugere que a Lua, o satélite natural da Terra é mais nova do que se imaginava.

A teoria mais usada sobre a origem da Lua é de que ela é o resultado do choque de um corpo celeste gigante um planeta Terra ainda em formação. O impacto arrancou um pedaço do planeta, então uma bola de material derretido, e formou o satélite natural. Assim como a Terra, a Lua também foi esfriando com o tempo. O oceano de magma se solidificou em diferentes compostos minerais, e os mais leves formaram a crosta mais antiga da Lua.

Se a amostra da crosta lunar está na Terra desde 1972, por que os cientistas demoraram tanto tempo para chegar a essa conclusão? "Embora as amostras tenham sido cuidadosamente armazenadas, tivemos que descontaminá-las do chumbo terrestre utilizando uma técnica que não existia até agora", responde James Connelly, da Universidade de Copenhagen.

Uma vez limpas, as amostras revelaram o material lunar puro. Quando os cientistas calcularam a data das rochas descontaminadas, descobriram que elas são 100 milhões de anos mais novas do que o esperado. A idade coincide com os minerais mais velhos da Terra: 4,36 bilhões de anos. Isso sugere que as crostas mais antigas da Terra e da Lua formaram-se aproximadamente na mesma época.

Os cientistas admitem, contudo, que as amostras podem não representar a parte mais antiga da crosta da Lua. Qualquer que seja o cenário, afirmam, novos estudos são necessários para reavaliar os modelos de formação do satélite.


0 comentários:

Postar um comentário

  ©VicioMais+ - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo