PC comemora 30 anos
Há 30 anos, a empresa americana IBM lançou o primeiro computador pessoal. Foi em 12 de agosto de 1981. O PC custava US$ 1.565. 20 anos antes, um computador IBM custava cerca de US$ 9 milhões e precisava de 1 km² de espaço, ar-condicionado e uma equipe de 60 pessoas para fazê-lo funcionar.
A versão do primeiro computador pessoas, tinha uma versão básica para a época, com 16 kilobytes de memória RAM e um cabo para conectá-lo ao monitor que era vendido separadamente. Apesar de ser o criador da era do PC, a IBM abandonou sua fabricação em 2005, quando decidiu vender esse setor de negócios à chinesa Lenovo e se focar somente em serviços.
Em 1982, a Compaq também apresentou um computador pessoal, foram vendidos 53 mil unidades em um ano, o Compaq pesava 13 quilos.
Hoje em dia, os famosos "Notebooks", não chegam a pesar metade do que há 30 anos. Facilitando a locomoção, e facilitando também a vida do proprietário que pode levar seu portátil para onde quiser.
Segundo especialistas, o PC está morrendo por causa da popularização de dispositivos móveis como smartphones e tablets. No entanto, o PC continua sendo uma parte importante de todos os dados digitais, além de ser um importante meio de entretenimento.
0 comentários:
Postar um comentário