Descubra como funcionam os óculos 3D
Eles mudam a forma de propagação da onda de luz. Normalmente, uma onda luminosa vibra em todos os sentidos. Quando uma imagem é vista em 3D, ela está polarizada, ou seja, as ondas de luz vibram apenas no sentido vertical e horizontal.
No cinema, a imagem é lançada na tela por dois projetores, um emite ondas de luz verticais, e o outro horizontais. Cada um projeta a cena de um ângulo diferente, para imitar a sensação de profundida percebida pelo nosso olho.
Os óculos também funcionam praticamente da mesma forma, um lente seleciona os raios de luz verticais, eliminando os outros, e a outra faz a mesma coisa, mas no sentido horizontal.
Dessa forma, cada olho só recebe a imagem de um dos projetores, e a soma das duas visões trazem os efeitos 3D.
Pode-se comprovar sua eficácia se, depois de olhar a superfície, giramos os óculos em um ângulo de 90º. Nestas condições, estamos fazendo que o eixo de transmissão dos óculos coincida com a direção do campo elétrico refletido pela superfície, de modo que estaremos recebendo essa luz, e poderemos comprovar que se transmite maior quantidade de luz através dos óculos.
Muitos acham que a tecnologia 3D é algo inventado neste século, mas quem pensa isso está muito enganado.
A década de 50 é considerada como a década dos filmes em 3D. O primeiro filme lançado com tecnologia 3D foi, "The Power of Love" (O poder do amor), feito em 1922.
0 comentários:
Postar um comentário