Saiba como os spams descobrem nossos e-mails
Na maioria das vezes, somos nós quem fornecemos o endereço de e-mail para os spammers, que são pessoas que enchem a nossa caixa postal com propagandas que nunca pedimos.
É muito fácil vermos mensagens dizendo que ganhamos prêmio, ou algo parecido, e assim que clicamos na mensagem tudo acontece.
De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança, uma entidade especializada em segurança na internet, em agosto do ano passado, um em cada quatro e-mails enviados no Brasil era spam.
Nem sempre somos nós quem fornecemos nossos e-mails para os spammers. Basicamente,
os spammers usam quatro técnicas para descobrir nossos endereços na internet.
1- Funcionários das empresas de spam navegam pela internet procurando endereços exibidos em redes sociais ou salas de bate-papo. Em seguida, eles mandam uma propaganda para todo mundo que deixou o endereço nessas listas.
2- Alguns spammers usam softwares que reviram telas de sites procurando o símbolo @, essencial para um endereço de e-mail. Eles capturam os endereços, fazem um lista imensa, e depois começam a mandar os spams.
3- Softwares mandam e-mails tentando adivinhar o usuário pela combinação das letras. Enviam vários e-mails para endereços diferentes, até que uma hora eles acertam pelo menos um.
4- Os spammers usam pelo menos uma das três técnicas acima, depois coletam endereços e os gravam em CDs. Depois, vendem os CDs para empresas de spam. Um CD pirata, contendo os endereços, custa no máximo 10 reais (dependendo da localidade).
0 comentários:
Postar um comentário