SOPA - O que é - O que pode mudar
O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei idealizado por Lamar Smith, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, e por um grupo bipartidário com doze integrantes. O projeto aumenta os meios legais para que detentores de direitos autorais evitem a pirataria.
Se for aprovado, os donos de propriedade intelectual poderão bloquear o conteúdo online. Dessa forma, a Internet livre estaria ameaçada.
Por esse motivo, o projeto tem sido objeto de muita discussão entre seus defensores e opositores. Seus idealizadores afirmam que proteger o mercado de propriedade intelectual e sua indústria irá levar a geração de receita e empregos. Os opositores alegam que é uma forma de censura e irá prejudicar a Internet, colocando em risco a liberdade de expressão.
Para a lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria. Sites de busca teriam que remover os resultados das pesquisas de endereços que compartilham conteúdo pirata, caso isso não seja feito o site corre risco de punição.
O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo inteiro.
Quem é a favor
O projeto tem apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem prejudicados com a livre distribuição de filmes e músicas na internet. The Walt Disney Company, Universal Music Group, Recording Industry Association of America, Wal-Mart, Time Warner, CBS, são algumas das empresas que apoiam o projeto.
Quem é contra
Alegando que, caso o projeto seja aprovado, eles teriam uma menor liberdade de conteúdos na internet, e dessa forma prejudicando o funcionamento da web no mundo todo, empresas como, Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikimedia, Zynga, Amazon, eBay não aprovam o projeto.
Assista ao vídeo explicando o projeto:
0 comentários:
Postar um comentário