quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Telescópio do ESO mostra nebulosa em formato de 'olho'

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou nesta quinta-feira uma imagem que mostra com detalhes uma nebulosa em formato de olho, também conhecida como Nebulosa de Hélice, captada por um telescópio instalado no Observatório do Paranal, no Chile.

Foi usado o Telescópio Vista para a captação da imagem. O instrumento usou seu sistema de detecção de radiação de infravermelho na imagem, e dessa forma revelou filamentos de gás de nuvem, que seriam invisíveis em imagens obtidas no óptico. A imagem também mostra estrelas e galáxias ao fundo.

A Nebulosa está localizada na direção da constelação do Aquário, a 700 anos-luz da Terra. 1 ano-luz equivale à aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.

Segundo os cientistas, a Nebulosa ser formou quando uma estrela parecida com o Sol estava em fase final de vida, e dessa forma liberou lentamente conchas de gás. E agora, o objeto está em fase de transformação para uma anã branca, que é parecido com um pequeno ponto azul no centro da imagem.

A Nebulosa é composta de poeira, material ionizado e gás molecular, distribuídos em um belo formato de flor, que brilha intensamente devido à radiação ultravioleta emitida pela estrela central. O anel principal da Hélice tem cerca de dois anos-luz de diâmetro, o que corresponde a cerca de metade da distância entre o Sol e a estrela mais próxima. No entanto, material da nebulosa expande-se desde a estrela até pelo menos quatro anos-luz - observe que o gás molecular vermelho pode ser observado em praticamente toda a imagem.

A imagem da Nebulosa da Hélice tirada em infravermelho revela filamentos de gás frio nebular e um fundo repleto de estrelas e galáxias. Foto: ESO/Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

  ©VicioMais+ - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo